Últimas Notícias

Julia Kudiess detalha recuperação de lesão no joelho após um mês

Brasileirão13 de agosto de 2026
Julia Kudiess detalha recuperação de lesão no joelho após um mês
Créditos: Patricy Albuquerque/CBV

A central Julia Kudiess, do Novara e da seleção brasileira, atualizou seu estado físico um mês após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O incidente ocorreu em doze de julho, contra os Estados Unidos, pela Liga das Nações. Após cirurgia em Belo Horizonte, a jogadora iniciou o protocolo de fisioterapia e transferiu a continuidade do tratamento para Brasília.

Devido ao problema físico, a equipe nacional lidou com a ausência da defensora na reta final da competição. Sem a central, o Brasil avançou até a decisão do torneio, mas foi superado pela Turquia por três sets a um. O placar resultou no quinto vice-campeonato da história da seleção feminina na Liga das Nações, marcando o encerramento da campanha sem uma de suas principais peças.

Comparação com lesão anterior

O processo atual lembra outro momento delicado da atleta, que sofreu lesão no joelho direito na edição anterior do torneio, ficando fora dos Jogos Olímpicos. Ela avaliou os cenários. “A primeira foi muito mais desafiadora porque não sabia o que vinha pela frente, nunca tinha passado por uma lesão tão difícil e hoje já sei o que vou passar, então é muito mais leve para mim. Na minha primeira cirurgia, senti muito mais dor, mas é incrível, nas duas não consigo dormir por nada, acordo a cada duas horas”, relatou.

Para aliviar os incômodos do pós-operatório, a central passou por intervenções para reduzir o inchaço. “E sei que esse primeiro mês é um pouquinho mais difícil, tem gente que não precisa fazer isso, mas nas duas cirurgias fiz pulsão, que é tirar aquele sangue acumulado do joelho que fica quente e latejando, então assim, depois que tirei esse sangue. Aliviou, que não sei nem descrever, a sensação”, pontuou a atleta sobre o procedimento.

Apoio familiar e profissional

A escolha por realizar a recuperação na capital federal visa o bem-estar ao lado de parentes. “É um longo período e, nesse início, eu vou ficar em Brasília. Estou muito feliz porque é a minha cidade e faz anos que não consigo passar mais que três dias aqui. Está sendo muito prazeroso estar perto da minha família, das pessoas que eu amo”, enfatizou. A decisão teve respaldo. “E o meu clube e a Seleção acataram esse pedido. Nós estamos com uma grande equipe, todo mundo em prol de me ajudar. Graças a Deus estou conseguindo me manter muito firme, o que tem sido um diferencial pra estar evoluindo tão rápido”, concluiu.

Leia também