Flamengo

Flamengo na Libertadores: equipe faz cinco mudanças para jogo contra o Cruzeiro

Brasileirão10 de agosto de 2026
Flamengo na Libertadores: equipe faz cinco mudanças para jogo contra o Cruzeiro
Créditos: MAURO PIMENTEL / AFP

O confronto entre Cruzeiro e Flamengo, válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores, traz movimentações nos bastidores da equipe carioca. Para o embate decisivo, a comissão técnica precisou realizar ajustes na relação oficial de atletas aptos a disputar a competição. A diretoria oficializou cinco alterações na lista de inscritos, buscando otimizar as opções para os desafios do torneio sul-americano, mesmo diante de um cenário sem reforços recém-adquiridos no mercado.

Diferente do adversário mineiro, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Jardim não concretizou a chegada de novos nomes na janela de transferências. O planejamento previa a incorporação de peças de peso, mas as negociações não avançaram. O meio-campista Thiago Almada, um dos alvos, firmou acordo com o River Plate. Paralelamente, as tratativas pelo atacante Luiz Henrique não obtiveram sucesso, resultando na permanência do atleta no Zenit, da Rússia.

Novidades na lista de inscritos

Para renovar as opções no banco, o departamento de futebol promoveu a entrada de cinco peças na relação do torneio. A principal adição é o retorno do meio-campista Lorran, que estava cedido ao Pisa, da Itália, e foi reintegrado ao elenco. Outra aposta é o meia mexicano Diego Reyes, de 18 anos, emprestado pelo América-MEX. Completam a lista três jovens talentos da base: o meia João Vitor e os atacantes Isaac Gomes e Luiz Guilherme, todos com 17 anos.

A inclusão desses nomes exigiu a retirada de outros cinco profissionais que constavam na inscrição original da fase de grupos. A comissão técnica optou por remover atletas oriundos da base que não fariam parte da rotação principal. Deixaram a lista oficial o atacante Ryan Roberto, de 18 anos, os zagueiros Da Mata, de 20 anos, e Muñoz, de 19 anos, o volante Kaio Nóbrega, de 19 anos, e o lateral-esquerdo Gabriel Amâncio. A readequação visa equilibrar as posições do plantel.

Detalhes do confronto decisivo

O primeiro capítulo desta disputa por uma vaga nas quartas de final da Libertadores está agendado para esta quarta-feira (12/8), às 21h30. O duelo de ida terá como palco o Mineirão, em Belo Horizonte, onde o Cruzeiro atuará como mandante. A partida de volta, que definirá o classificado para a próxima etapa da competição, ocorrerá na quarta-feira seguinte (19/8), no mesmo horário, no Maracanã. A equipe com o melhor placar agregado seguirá no torneio.

Leia também